TECPRÉ

Blocos de concreto pré moldados
P aíses como Estados Unidos, França, Alemanha e Canadá já utilizam o bloco de concreto pré-moldado no lugar de tijolos de barro na construção civil. Os produtos TECPRÉ incorporam os mais modernos conceitos de racionalização construtiva. A elevada redução de custos e as excelentes características de isolamento térmico, acústico e resistência ao fogo tem levado inúmeras empresas a utilizarem este tipo de produto em suas obras. Os blocos de concreto estruturais TECPRÉ permitem ainda reduzir a utilização de fôrmas e armaduras, além de diminuir a geração de entulhos. A soma desses fatores resulta em obras limpas, rápidas, econômicas e ecologicamente corretas.

Família de blocos
Família 39
As dimensões padronizadas dos blocos admitem tolerâncias de +2mm para a largura e +3 mm para a altura e comprimento. A família 39, designada por M-15, possui as dimensões modular do comprimento (40cm), diferente da largura (15cm). Tal diferença exige a introdução de blocos complementares com o objetivo de restabelecer a modulação nos encontros das paredes: o 14x19x34 para a amarração nos cantos e o 14x19x54 para as amarrações em "T".
Tipos de amarração
Utiizar a família 39 significa projetar usando a unidade modular de 5 cm de comprimento e 20 cm de altura. No caso da família 39 os blocos devem ter largura de 14 cm, comprimento de 39 cm e altura de 19 cm.
Amarração em L
Nos cantos são utilizados blocos especiais nas dimensões 14x34 (largura x comprimento) em todas as fiadas.
Amarração em T
Nos encontros são utilizados blocos especiais nas dimensões 14x34 (largura x comprimento) numa fiada e 14x54 na fiada seguinte.

Família 29
A família 29 se enquadra na designação M-15, presente nos blocos de vedação e estruturais. Os elementos que a compõem são o 14x19x29, 14x19x14 e 14x19x44. Observa-se que a família 29 possui dimensão modular de 15 cm, não necessitando de bloco complementar para as amarrações nos cantos.

Tipos de amarração
Observa-se que a família 29 possui dimensão modular no comprimento igual a da largura (15 cm), não necessitando de bloco complementar para as amarrações nos cantos.
Amarração em T
Nos encontros são utilizados blocos com dimensões 14x29 (largura x comprimento) numa fiada e 14x44 na fiada seguinte.
Somente em mão de obra, um pedreiro produz 2 vezes mais com blocos pré-moldados. Se levarmos em conta ainda que um bloco de cimento pré-moldado exige 7 vezes menos argamassa de assentamento e metade da argamassa de reboco, concluiremos então que a economia para o construtor é realmente significativa, podendo fazer cair vários pontos percentuais no orçamento de uma obra.
Vai construir?
Use blocos com a qualidade que só a Tecpré tem!

Pavimentação intertravada
O pavimento intertravado de concreto TECPRÉ é produzido com tecnologia de ponta, garantindo regularidade de medidas, menor porosidade e maior resistência a compressão e à abrasão. Garantimos durabilidade e redução dos custos de manutenção, resultando em melhores relações custo / benefício, quando comparados a outros produtos e materiais.
Flexibilidade e qualidade
A beleza, flexibilidade de design e a variedade de cores dos pavimentos disponibilizados pela TECPRÉ trazem qualidade para a sua pavimentação, valorizando as obras além de poderem ser ainda utilizados para sinalização e demarcação de entradas, saídas, estacionamentos, calçadas e ciclovias.
A instalação é muito simples, sendo assentado diretamente sobre o fino colchão de areia ou pó de pedra (em geral 4 a 7 cm) e dispensando a execução de contrapiso e rejuntamento por argamassa.
O travamento das peças ocorre com o preenchimento das juntas com areia fina, conferindo-lhes capacidade de transmissão lateral das cargas entre as unidades, tornando esse pavimento ideal para qualquer tipo de obra desde pequenos passeios ou calçadas até postos de gasolina ou pátios portuários.
São características do piso intertravado TECPRÉ: Maior durabilidade, características de drenagem natural e permeabilidade, resistência à abrasão e anti-derrapagem, aproveitamento até 30% superior da iluminação artificial, o que gera economia de iluminação pública de até 60%, redução de até 4º C da temperatura ambiente quando comparado com o pavimento asfáltico e a redução de custos de manutenção.
Essas características tornam o pavimento intertravado imbatível em qualquer analise de custo, benefício e estética.
O piso intertravado é o único pavimento que pode ser retirado e reutilizado, seja como parte de uma manutenção no local, reparo ou ainda numa nova localização. É também sinônimo de sustentabilidade: as peças que não forem reaproveitadas podem ser recicladas e utilizadas na confecção de novas peças.
Quebrar pra que?
Pavimente com o piso intertravado Tecpré!

Lajes Protendidas
A
protensão do concreto é realizada, na prática, por meio de aço de alta resistência, tracionados com o auxílio de um macaco hidráulico e ancorados no próprio concreto. O artifício da protensão desloca a faixa de trabalho do concreto para o âmbito das compressões, onde o material é mais eficiente. Com a protensão, aplicam-se tensões de compressão nas partes da seção tracionadas pelas solicitações dos carregamentos. Desse modo, pela manipulação das tensões internas, pode-se obter a contribuição da área total da seção da viga para a inércia da mesma.
O concreto tem boa resistência à compressão. Resistências da ordem de 200Kgf/cm2 (20MPa) a 500Kgf/cm2 (50MPa) são utilizadas nas obras, no entanto, sua resistência à tração é menor, cerca de 10% da resistência à compressão. Além de pequena, a resistência à tração do concreto é pouco confiável. De fato, quando o concreto não é bem executado, a retração do mesmo pode provocar fissuras, que eliminam a resistência à tração do concreto, antes mesmo de atuar qualquer solicitação. Devido a essa natureza aleatória da resistência a tração do concreto, ela é geralmente desprezada nos cálculos.
A protensão do aço da armadura do concreto, tende a elevar ambas as resistência: Compressão e Tração. Uma vez que o aço é tracionado e depois concretado, após a cura e o corte na pista de fabricação, o aço tende a voltar a sua posição inicial, o que não ocorre devido a ação do concreto. Essa ação natural do aço provoca uma tensão na viga elevando seus parâmetros de resistência.
Sob ação de cargas, uma viga protendida sofre flexão, alterando-se as tensões de compressão aplicadas previamente. Quando a carga é retirada, a viga volta à sua posição original e as tensões prévias são restabelecidas. Se as tensões de tração provocadas pelas cargas forem inferiores às tensões prévias de compressão, a seção continuará comprimida, não sofrendo fissuração.
Sob ação de cargas mais elevadas, as tensões de tração ultrapassam as tensões prévias, de modo que o concreto fica tracionado e fissura. Retirando-se a carga, a protensão provoca o fechamento das fissuras.
Vigotas produzidas com essa tecnologia tem a capacidade de cobrir vãos maiores sem a necessidade de adicionar material extra para elevar a resistência. Esse fator contribui para um produto mais leve, reduzindo significativamente o peso total da obra. Outra vantagem é a redução do escoramento da laje. Devido ao seu alto fator de resistência a tração e compressão, as lajes protendidas da TECPRÉ não precisam de escoramento para vãos de até 3 metros. Esse fator importante permite maior movimentação dentro da obra, viabilizando o trabalho dentro dela mesmo com o escoramento.

Vantagens
Reduz as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
Reduz a incidência de fissuras.
Reduz as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
Permite vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
Facilita o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constitui, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga.